terça-feira, 18 de junho de 2013

Os 12 Melhores Guitarristas Brasileiros

Fala Galera,

Criei esta lista contendo em minha opinião os 12 melhores guitarristas brasileiros, porém desde já deixo claro que a minha visão pode ser diferente da sua, por isso eu peço que vocês comentem e que criem suas listas. Vocês podem ver facilmente todos esses guitarristas em ação no youtube.
Abraços!

1º - Juninho Afram
José Afram Júnior, mais conhecido como Juninho Afram (São Paulo, 9 de outubro de 1970), é um músico e cantor brasileiro, e é o guitarrista,vocal de apoio, e um dos fundadores da banda de rock Oficina G3. Juninho também faz parte do Tagima Dream Team, um grupo que reúne alguns dos melhores músicos do Brasil. Já foi numerosas vezes considerado um dos melhores guitarristas do Brasil por críticos especializados em música. Juninho é o único integrante da formação original do Oficina G3 que continua na banda.

2º - Kiko Loureiro
Pedro Henrique Loureiro, mais conhecido como Kiko Loureiro (Rio de Janeiro, 16 de Junho de 1972), é um músico multi-instrumentista, compositor e guitarrista da banda brasileira de metal melódico/power metal Angra.1
Além de sua discografia com o Angra, lançou em 2005 seu primeiro álbum solo, intitulado No Gravity, o segundo (Universo Inverso) em 2006 e o terceiro (Fullblast) em 2009 e em 2012 (Sounds Of Innocence).

3º - Edu Ardanuy
Eduardo Ardanuy é um guitarrista brasileiro que foi eleito pelos leitores da Revista Cover Guitarra como o melhor guitarrista do país nos últimos 10 anos, e é considerado como um dos melhores do mundo[carece de fontes].
Atualmente toca na banda Dr. Sin, solo, e em projetos paralelos (como o Tritone). Um dos grandes marcos de sua carreira foi ter tocado com Steve Vai em um show no Rio de Janeiro, sendo convidado pelo próprio devido a amizade feita com o guitarrista em um show.

4º - Tomati
Carlos Nascimento, o "Tomati" (São Paulo, 05 de Outubro de 1966) é um guitarrista brasileiro que atualmente toca no sexteto do Programa do Jô. Entre outras participações, foi integrante do grupo Katsbarnea durante um ano.
Tomati graduou-se no prestigiado GIT (Guitar Institute of Technology) em Los Angeles (Estados Unidos). Entre suas influências cita Hélio Delmiro, Scott Henderson, George Benson, Pat Matheny e Santana.
Seu talento foi reconhecido até pelo famoso guitarrista americano Joe Satriani, quando este veio ao Brasil e foi ao programa do Jô.

5º - Gustavo Guerra
Músico profissional há 15 anos, Gustavo Guerra começou a aprender seu ofício com seu pai, Buby Guerra. Construiu um caminho sólido, desde a fase laboratorial em inúmeras bandas até conseguir uma agenda movimentada. Esse guitarrista de Curitiba alcançou um patamar respeitável: além de ser endorser de importantes marcas relacionadas à guitarra, Gustavo Guerra ministra aulas e realiza shows, gravações, produções e workshops. O músico guarda na memória experiências memoráveis, como dividir o palco com Paul Gilbert

6º - Rafael Bittencourt
Rafael de Paula Souza Neto, mais conhecido pelo seu nome artístico Rafael Bittencourt (São Paulo, 22 de outubro de 1971) é um músico multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical brasileiro, formado em composição e regência pela FASM em São Paulo, co-fundador e guitarrista da banda brasileira de power metal Angra.

7º - Mozart Mello
Mozart Mello é professor de guitarra brasileiro.
É professor e coordenador didático do nomeado IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia). Já lecionou para guitarristas de alto valor do Brasil, como Juninho Afram, Kiko Loureiro, Edu Ardanuy, Rafael Bittencourt,Vandré Nascimento e tantos outros.
Mozart Mello começou a tocar por influência da família. Seu avô materno era músico e tocava em um coreto. Seu pai tocava vários instrumentos de ouvido, entre eles o violão. A sua mãe tocava acordeão e teclado, mas foram as belas harmonias de bossa nova saído do violão de sua irmã que o inspiraram a se desenvolver no meio musical.
Já atuou no programa de televisão chamado Miniguarda, onde fazia parte da banda Os selvagens, em 1967.
Foi parte, na década de 1970, da banda de rock progressivo brasileira Terreno Baldio.

8º - Ozielzinho
Nascido de família de músicos, Ozielzinho teve o primeiro contato com a musica aos 9 anos e através da internet ganhou reconhecimento nacional e internacional chegando a ser finalista do concurso mundial de guitarristas na Inglaterra, o GUITAR IDOL, também foi o melhor guitarrista do ano de 2006 pela revista Seleções.
Fez participações especiais ao lado de grandes nomes da guitarra nacional como Kiko Loureiro, Frank Solari, Joe Moghrabi, Sydnei Carvalho e Marcelo Barbosa. Em entrevista ao programa Stay Heavy o guitarrista Rafael Bittencourt, da banda ANGRA, teceu elogios ao talento musical do artista.
Atualmente Ozielzinho realiza workshops por todo Brasil e é endorser de várias marcas.

9º - Tiago Della Vega
Tiago Della Vega é um guitarrista brasileiro. Por conta de sua habilidade, ele foi um dos personagem do programa Super-humanos: América Latina, no qual aparece no episódio 4. Ele é considerado pelo Guinness Book, o liivro dos recorde,s como o guitarrista mais rápido por conseguir a incrível façanha de tocar 320 bpm (batidas por minuto)





10º - Roger Franco
Roger Franco nasceu dia cinco de janeiro de 1976, em Bauru. Com 12 anos iniciou-se na musica através da bateria eletrônica, ganhada de seu pai, assim começou a tocar na igreja onde fazia aparte. Em Bauru viveu ate os seus 16 anos, foi quando mudou-se para Rondônia na cidade de Cacoal pois seu pai tinha sido transferido.
Em Cacoal já tocava na bateria acústica na igreja. Aos 18 começou a estudar violaocelo, tudo isso conciliando com seus estudos regulares. Se formou no colégio (ensino médio), e no curso técnico de programação e administração de empresas.
Ganhou seu primeiro violão do seu pai, começou a estudar sozinho com ajuda de amigos e parentes e aos 20 anos comprou sua primeira guitarra e mudou-se para Vilhena com a nova transferência do seu pai.

11º - Andreas Kisser
Andreas Rudolf Kisser é um guitarrista e compositor brasileiro, integrante da banda também brasileira Sepultura. Interessou-se por música logo cedo, aos 10 anos de idade, escutando os discos da mãe e do pai, como Beatles, Roberto Carlos e basicamente sertanejos como Tonico e Tinoco por parte de seu pai. Com o violão da avó, aprendeu os acordes principais através da MPB. Pela influência de um amigo mais velho, conheceu o Queen e o Kiss, o que revolucionou toda a sua maneira de encarar a música. Comprou sua primeira guitarra e um pedal de distorção.

12º - Cacau Santos
Começou tocar guitarra com 4 anos de idade por influencia de sua mãe na Igreja evangélica. Aos 14 anos estudou no Centro de Criatividade Musical Pernambucano. Participou da banda formada pela Rede Globo para o “Festival Canta Nordeste 97 e 98”. Dirigida pelo Produtor e Baixista Toinho Alves (Quinteto Violado).
Possuidor de extremo bom gosto e profissionalismo possui uma carreira profissional com mais de 26 anos de trabalho e dedicação à guitarra e a Produção Musical. Grande destaque é o seu Álbum Sonhador gravado em 2004.
É considerado um dos melhores guitarristas por seu ecletismo. Abrange em seus trabalhos desde a música regional a instrumental, por isso é sempre requisitado para gravações, festivais e projetos musicais no meio Gospel e Secular. Sua música é norteada por apurado senso estético e sensibilidade raras de um Guitarrista a Identidade musical.

102 comentários:

  1. Respostas
    1. Cade o completíssimo Helio Delmiro

      Excluir
    2. pepeu gomes nao esta no msm nivel q eles namoral cara kk

      Excluir
    3. juninho é realmente o melhor

      Excluir
    4. juninho é bom más...primeiro lugar????NÃO o kiko é muito mais completo que o junhinho sem duvidas.ROGER FRANCO NÃO DEVERIA ESTAR NESTA LISTA,temos eutros grandes nomes.

      Excluir
    5. Falar de grandes guitarristas brasileiros e esquecer de Victor Biglione é a mesma coisa de falar de futebol e esquecer de Pelé

      Excluir
    6. O kiko loureiro tem agilidade, técnica e só ! o juninho tem isso tudo e mais sentimento que quase todos os guitarristas não sabem o que é.

      Excluir
    7. Oque conta, não é o sentimento, é a música... vai estudar musica porque você esta confundindo ela com personalidade artística. A musica em si já trás o sentimento, e se você tem uma agilidade maior você conseguirá fazer uma melodia melhor, oque automaticamente já trará o sentimento. Não se escolhe um livro pela capa, o som não sai do corpo que sente, sai do instrumento que trará o sentimento ao corpo.

      Excluir
    8. No caso, você escolhe o tal do Juninho pela personalidade, pela capa do musico, mas se a musica não existisse ele não seria um musico, só seria um corpo pessoal, um corpo com sentimento. Se ele não tem um talento maior que o outro, como ele trará o sentimento melhor? E não cabe a você dizer se ele tem mais talento ou não, porque para isso você tem que ter competência, ou seja, tem que estudar muito pra fazer um trabalho de júri.

      Excluir
  2. Pepeu Gomes, Lobão, Dado Vila Lobos, Hebert Viana... faltou os caras do passado.

    mais achei muito bom o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sou mt fã de legiao mas o dado nunca foi um guitarrista fantastico ele é um bom guitarrista mas pra ta na lista nao merece

      Excluir
    3. Prefiro dado Villa lobos o que marca são os rifes a criatividade solo todos fazem Umberto guessinger nunca pais e filhos Daniel na covas do leão que país é este tempo perdido quase sem querer e etc

      Excluir
    4. Mano, o Dado nem tem riffs! A maioria das músicas são apenas composições de notas, sequências simples, talvez o único "riff" que realmente tenha é Tempo Perdido...Dado não entre na lista nem dos 100 melhores guitarristas do país... ele deu sorte de tocar numa banda que fez um puta sucesso no país, agora pede pra ele solar alguma coisa...

      Excluir
    5. Dado não estaria nem na lista dos 1000... Legião tinha músicos muito fracos e limitados, mas faziam letras boas.

      Excluir
  3. Não concordo. Foi mais gosto musical e virtuose do que alma... Onde estão Luiz Carlini, Herbert Viana, Pepeu Gomes,Roberto Frejat, Vecchione, Bebeco Garcia, Fernando Noronha, Márcio Petracco, Marcelo Truda...

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo: e Robertinho de Recife e Pepeu Gomes ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, esses dois deveriam estar encabeçando a lista.

      Excluir
    2. Pepeu foi bom na época dele. Mas ele parou no tempo! Não estou não atualizou!

      Excluir
    3. Sem dúvida essa Lista sem Pepeu Gomes e Robertinho do Recife que brilharam inúmeras vezes no festival de Montreux. Estão de Sacanagem.

      Excluir
  5. Realmente os melhores guitarristas do Brasil estão ai, só não concordo com a ordem de colocação que estão dispostos na lista.

    ResponderExcluir
  6. e o Chimbinha? po que lista furada kkkkkkk eu colocaria Edgar Scandurra tambem

    ResponderExcluir
  7. Galera esta lista foi criada justamente com a intenção de se discutir quem são os melhores guitarristas brasileiros, muito bom a participação de vocês!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena não constar da lista os nomes de Robertinho de Recife e Pepeu Gomes que são, na minha modesta opinião, os melhores guitarristas do Brasil na atualidade!

      Excluir
    2. Pepeu Gomes não precisa forca amizade também neh ....essa cara já era a muito tempo ...pra mim não tem pra bater com Juninho e Kiko não adianta tem q reverenciar e ponto

      Excluir
    3. Faltou mesmo Robertinho do Recife e Pepeu.

      Excluir
    4. CADÊ O LEO CANHOTO QUE FOI POR DECADAS O MELHOR GUITARRISTA BRASILEIRO É SÓ PESQUISAR

      Excluir
    5. Vcs estao jugando o melhor pelo tempo, mas esses caras novos superaram o passado em agilidade, conhecimento e tecnica. do brasil so tem o kiko loureiro que agora eh do megadeph. O juninho eh bom mas o ex guitarrista do almah que agora toca no angra eh muito superior ao juninho.

      Excluir
    6. Pessoal a lista de guitarristas brasileiros está legal mas quem deveria estar em primeiro lugar é o Kiko Loureiro tem muita técnica velocidade! Pra mim é o melhor na atualidade aqui no Brasil!

      Excluir
  8. Não ter Pepeu Gomes e principalmente Robertinho do Recife já torna a lista invalida .

    ResponderExcluir
  9. Sérgio Dias considerado pela Guitar Palyer como um dos melhores do mundo sumiu? e Robertinho do Recife? Pepeu Gomes? Furadaço.

    ResponderExcluir
  10. é.. essa lista foi criada mais pelo gosto musical do que pela técnica do guitarista, tá na cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta louco ?? a maioria deles ensinam no IG&T (instituto de guitarra e tecnologia) , todos são muito experientes, conceituados e renomados. se o assunto é técnica esses caras com certeza são os melhores. procura saber mais...

      Excluir
  11. Cadê o Mestre Vieira (do Pará), o Marcos Kleine, Herbert Viana.. . os caras das antigas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herbert Vianna???? Cara ele é um bom compositor mas como guitarrista ainda falta muito pra entrar nessa lista

      Excluir
  12. Pra mim o melhor de todos é o Pepeu, depois Chimbinha, que já foi capa até da Guitar Player.

    ResponderExcluir
  13. primeiro juninho segundo kiko terceiro cacau quarto chimbinha

    ResponderExcluir
  14. Kd o frank Solari??
    sabe de nada inocente!!!!

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Concordo , aí é mais técnico Dado criou os melhores riffs e Chimbinha toca o que é brincadeira kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  16. Pepeu Gomes e Robertinho do Recife, não poderiam faltar de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
  17. Pepeu Gomes e Robertinho do Recife, não poderiam faltar de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
  18. Roberto Menescal, Helio Delmiro, Ricardo Silveira!

    ResponderExcluir
  19. Todos esses guitarristas são bons, não existem um melhor que o outro.

    ResponderExcluir
  20. Foi um pouco tendencioso o estilo musical para escolher os 12 melhores guitarristas. Acho que deveria ter uma visão mais ampla e o Pepeu, Robertinho do Recife, Scandurra e o Hebert tem que estar com certeza na lista dos 12 melhores guitarrista sem medo de ser feliz!!

    ResponderExcluir
  21. Tá por fora! Nada haver!
    1.o Pepeu Gomes
    2.o Robertinho do Recife

    ResponderExcluir
  22. Tá por fora! Nada haver!
    1.o Pepeu Gomes
    2.o Robertinho do Recife

    ResponderExcluir
  23. Lista péssima, só escolheram guitarristas que tocam dentre o mesmo gênero ou gênero parecidíssimo. Que pena que quem escreveu essa matéria não conhece Heraldo do Monte, Hélio Delmiro, Fredera, Joseval Paes, Fábio leal...

    ResponderExcluir
  24. Tem um rapaz chamado matheus asato que ta evoluindo muito tambem

    ResponderExcluir
  25. Faltou o Leonel Valdez do Metal Nobre... não dá para ficar fora da lista

    ResponderExcluir
  26. Opinião a gente tem que respeitar, mas Edu Ardanuy é melhor. Todos aí são bons guitarristas, mas Edu tem um diferencial jamais visto nos demais!!!

    ResponderExcluir
  27. Conhece o Hudson da dupla Edson e Hudson?

    ResponderExcluir
  28. Juninho Afram é um ótimo e abençoado guitarrista, mas eu colocaria o Gustavo Guerra em 1ºlugar! Não desmerecendo os demais que tocam muito bem! Minha opinião é relacionada a tocar e não a divulgação do nome (marca).

    ResponderExcluir
  29. cade o marcao ex cbjr o cara vasia um solo bem masi foda que esses cu de burro ae

    ResponderExcluir
  30. Cada um tem sua opinião. O Pepeu Gomes, que defendeu a guitarra brasileira no primeiro Rock in Rio, 1985, eu estava lá, já foi considerado pela revista americana Guitar World de 1988 como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria "world music". Não pode ficar fora de nenhuma lista dos 12 melhores guitarristas do Brasil de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara o Pepeu nao tem a mesma fluencia que eses caras aí, é só vc comparar a velocidade e fluencia das escalas do Pepeu com a do GG por exemplo. É outro nivel

      Excluir
    2. Concordo! Pepeu parou no tempo,não evoluiu não estou pesquisou! A técnica dele já está ultrapassada faz muito tempo. O Armandinho que também é dos antigos é muito melhor que o Pepeu. Desculpe te falar mas os guitarristas de hoje estão muito evoluídos em técnicas de mão esquerda,palhetadas,uso de alavancas,arpegios etc

      Excluir
  31. Eu lembraria também o Robertinho de Recife, também um monstro na guitarra.

    ResponderExcluir
  32. Kiko Loureiro é o melhor de todos...

    ResponderExcluir
  33. Cadê Hudson Cadorini? Só por que o cara é do sertanejo, mas pra mim é o 2º melhor guitarrista do Brasil!

    ResponderExcluir
  34. Kiko em segundo kkk, essa foi boa.

    ResponderExcluir
  35. Caralho velho cadê o Bento ele colocava todos esse aí nó bolso

    ResponderExcluir
  36. O Juninho é o melhor cara, pensa num menino que toca d+. <3

    ResponderExcluir
  37. Edu Ardanuy, Gustavo Guerra e depois o resto...rs

    ResponderExcluir
  38. Respostas
    1. Marcão Britto do Charlie Brown cadê ? O cara é um monstroooo

      Excluir
  39. Os saudosos Wander Taffo e Piska, Luiz Sergio Carlini, Pepeu Gomes, Robertinho do Recife, Sergio Dias...esses são monstros, verdadeiros Guitar Heroes brasileiros, não poderiam nunca faltar em uma lista dos melhores all time do Brasil

    ResponderExcluir
  40. cadê o Pepeu Gomes e Robertinho de Recife???

    ResponderExcluir
  41. Toam no cu de voces...kd o Duka Leindecker ???

    ResponderExcluir
  42. Vim do futuro dizer que vcs ainda não conhecem Mateus Asato

    ResponderExcluir