quinta-feira, 13 de junho de 2013

Escala Cromática

Boa tarde galera!
Hoje estou trazendo um artigo sobre escala cromática que encontrei no site Portal da Música espero que vocês gostem e bons estudos.

Como entender uma Escala Cromática

Olá, vamos explicar pra vocês então como entender uma escala cromática, esta que é uma parte importante da teoria musical para quem quer aprender guitarra.
O que é uma escala cromática?
Quando introduzimos as notas alterada (acidentes musicais), ou notas aumentadas – ou diminuídas – em meio tom na Escala Diatônica (escala formada com as notas naturais), formamos a Escala Cromática.
A Escala Cromática é formada pela sequência exata dos Semitons que formam a nossa música, assim podemos ter a perfeita visualização das notas que formam o nosso sistema musical.
A Escala Cromática pode ser disposta de duas formas: a ascendente e descendente.
Vejamos por exemplo a Escala Cromática ascendente em Dó:



Ascendente —–>




Vejamos agora a Escala Cromática descendente em Dó:



<—– Descendente





Como podemos observar através da Escala Cromática Ascendente, as notas Mi e Si não possuem o acidente Sustenido, caso ocorresse poderíamos afirmar que a nota Mi# é o mesmo que a nota Fá (natural) e a nota Si# é o mesmo que a nota Dó (natural).
Também podemos observar na Escala Cromática Descendente que as notas Fá de Dó não possuem o acidente Bemol, caso ocorresse poderíamos afirmar que as notas Fab é o mesmo que a nota Mi (natural) e que a nota Dób é o mesmo que a nota Si (natural).

Espero que todos entenderam essa lição sobre como entender uma Escala Cromática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário